RESUMO DAS ATIVIDADES DA 1ª SEMANA DE AULA

Elabore um resumo versando sobre as atividades desenvovildas na primeira semana de aula. Você deverá abordar os conteúdos debatidos em sala e as práticas pedagógicas utilizadas.

38 comentários:

  1. Gostei bastante de começar o curso da maneira tradicional (com todos se apresentando), também achei interessante a forma de começar um debate elaborando uma pergunta que induzisse a nós procurarmos uma diferença que não havia no texto oferecido (Qual a diferença do procedimento metodológico na concepção de DAVIDOV e GALPERIN). Acredito que ao trazer relatos de experiências pessoais, os nós que formamos a turma desta cadeira, atribuímos grande valor às aulas, pois só sabe realmente o que é algo aquela pessoa que passou por ela. "Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta." (Mao Tsé-Tung)

    Portanto meu resumo é claro, discutamos mais e assim, em minha opinião, aprenderemos proporcionalmente. Obrigado pelo espaço.

    Otto Duarte - www.ottovende.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vilaça, como faço para editar o comentário já postado? Gostaria de acrescentar que havia sim uma diferença nos dois textos porém muito pequena... e um erro de digitação perto do fim.

    Só isso.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo,

    Vou pesquisar quanto ao problema da edição da postagem. De início, posso lhe adiantar que quando criei o blog escolhi a opção de permitir que apenas 1 autor editasse as postagens para facilitar o controle. Uma opção é fazer uma segunda postagem como você fez, logo em seguida, sem esquecer de colocar o nome no corpo do texto. Quanto ao trabalho de comparação DAVIDOV X GALPERIN existem sim algumas diferenças no entanto, estas diferenças não chegam a constituir uma divergência conceitual. Na verdade, os dois dizem a mesma coisa de forma diferente. Porém, o objetivo real da atividade não era identificar "a diferença" e sim promover o debate. A expectativa é que alguns integrantes de cada grupo iriam perceber a semelhança da idéia geral de ambos e discordar da maioria que foi induzida a acreditar que havia uma diferença. Esta atividade tenta mostrar aos futuros professores uma maneira de promover o debate em pequenos grupos e no grande grupo. Do mesmo modo tentar levar os alunos a perceberem um processo metodológico bem interessante para ser aplicado no ensino superior. Em minha opinião, faltou um pouco de tempo para que o mediador pudesse lançar alguns questionamentos ou orientações a mais, para cada grupo, a fim de promover ainda mais o debate. Por fim, acredito que o objetivo principal foi atingido.

    Duas observações a mais:
    1) Realmente os erros de digitação de todos nós serão uma constante.... é normal... vamos relevar...
    2) Observei sua participação dentro do seu grupo e no grande grupo. Foi excelente... demonstrou vontade de acertar e espiríto de colaboração... agradeço e desejo que continue assim em nossos próximos encontros.

    Um grande abraço,

    Prof Vilaça

    ResponderExcluir
  4. Vou me deter a resumir a última aula já que a primeira já foi explicitada em outro comentário. Tentei seguir o proposto pelo enunciado, mas não consegui separar as práticas pedagógicas utilizadas e o conteúdo debatido. Para mim, a aula foi interessante justamente por isso. Tivemos o conteúdo relacionado à nossa disciplina e ao mesmo tempo vivenciamos o conteúdo na prática.
    A aula abordou a inicialização a abordagens mais modernas de estruturar as aulas do ensino superior. Analisamos as perspectivas de Davidov e Galperin até chegarmos a perceber que eles não são contraditórios, nem opostos e que há uma consonância entre seus pensamentos. No fundo, os dois brigam pela modernização do ensino e procuram demonstrar a riqueza do processo de o aluno formar seu próprio conhecimento.
    O debate desenvolvido foi enriquecedor do ponto de vista do conteúdo e também na discussão de temas, que não faziam parte da aula, porém, relacionados à educação. Acho que o fato de terem alguns alunos da área de educação será um contributo para nossas aulas.
    Por fim, numa parte da aula mais expositiva, conhecemos outros pensadores. Como, por exemplo, Gilberto Freire que acredita na transformação da sociedade através da educação. Conhecemos também um pouco dos pensamentos de Antônio Carlos Gil e a sua sistematização da educação: primeiro o reforço aos pontos de vista de Davidov e Galperin e por fim apresentando a sistematização das diversas abordagens do processo de ensino por ele apontadas.

    Camila Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Como não estive presente na primeira aula, só posso deter-me a segunda. Confesso que havia uma expectativa minha em relação a disciplina, pois não sabia como seria feita essa abordagem, quais assuntos seriam discutidos em sala de aula. Como já estava desacostumada com muita gente em sala (haja vista estar terminando a pós) achei que o professor conduziu tudo muito bem e seguiu um planejamento adequado, exemplificando na prática a maneira moderna e mais correta de aprender, baseando a aula em outras formas de trazer o conhecimento, que é justamente trocando idéias e experiências. Quanto a discussão em sala de aula a respeito do texto, achei rica, e me deu uma noção mais embasada da diferença entre ENSINO e APRENDIZAGEM que é o que precisamos saber, dentre outras coisas, para começarmos a ENSINAR.
    Eliza Catanho

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Professor Vilaça!

    Ao início da aula, foi sugerido pelo prof. Vilaça, dois livros na área de Ensino Superior que os identifiquei como livros de cabeceira para quem pretende seguir carreira acadêmica como eu. A aula foi sobre concepção de ensino e aprendizagem, onde, nos dividimos em grupos e após lermos o texto proposto, nós debatemos sobre o procedimento metodológico de Davídov e posteriormente o de Galperin. Onde, o professor elaborou uma pergunta ao grande grupo, pedindo para que chegássemos a uma conclusão. Porém, para surpresa de muitos, A PERGUNTA ELABORADA PELO PROFESSOR, não era o ponto principal da atividade, e sim O DEBATE EM SALA. Pois, é um exemplo de prática pedagógica (atividade). Foi passado um slide: como se processa a aprendizagem? Onde, nos deixa claro que o ensino tem o rótulo de tradicional e a aprendizagem nos leva à modernidade. Vale salientar, que gostei muito da pirâmide da aprendizagem, onde 50% estão para debates, 75% para a prática e 80% quando ensinamos aos outros, perfeito! Nunca tinha ouvido falar sobre ANDRAGOGIA e aprendi um pouco que é a ciência de orientar adultos a aprender. No fim da aula, o professor distribuiu mais dois textos para as próximas aulas.
    No mais, quero lembrar ao professor que assim que possível, passe o vídeo de RUBEM ALVES, pois fiquei curiosa.
    E termino dizendo que quero chegar às aulas com a vasilha sempre seca e ao término das aulas, sair com ela cheia de conhecimentos.

    Karla Gameiro

    ResponderExcluir
  7. Como foi debatido em aula e com varias observações comentadas na mesma, foi de grande importância a forma que foi passada para ser analisada e debatida por cada equique. A comparação em relação aos métodos de ensino tradicional e moderno, quando colocamos os pontos positivos e negativos de cada um e discutirmos de maneira crítica cada um.

    ResponderExcluir
  8. Os textos que foram lidos e debatidos em sala de aula, e foram e estao sendo de extrema importancia para a percepção da turma, uma vez que cada um tem sua opiniao formada, mas que no final se tira uma conclusao positiva sobre determinado assunto!

    Joelma Fragoso

    ResponderExcluir
  9. Na primeira aula o houve uma dinâmica onde todos apresentaram-se,o professor indicou 2 livros e também passou um filme muito bom.Na segunda aula, foi distribuído um texto sobre concepções de Ensino e Aprendizagem do autor
    José Carlos Libâneo.No texto podemos conhecer a técnica dos pesquisadores Davidov e Galperin.O primeiro percebe o aluno como um ser atuante no seu processo de aprendizagem.Galperin já apresenta uma forma mais tradicional onde o professor passa o conteúdo e o aluno apenas o recebe.Durante a aula foi promovido um debate a partir da pergunta:Qual a diferença metodológica de Davidov e Galperin? A pergunta promoveu a troca de idéias e enriqueceu a aula,pois os alunos também expressaram os seus sentimentos diante das duas concepções, enquanto alunos. Ao final da aula, mais um filme para motivar a turma. Também organizamos os grupos para os seminários que vão acontecer após as aulas "expositivas" do professor Vilaça.

    ResponderExcluir
  10. O comentário acima é de Vanessa Duca

    ResponderExcluir
  11. A primeira semana de aula foi muito proveitosa para mim, no primeiro dia, apresentação do professor, programa da disciplina, feita uma dinâmica de grupo bastante interessante, deixando todos bem avontade na hora da apresentação. No segundo dia de aula, de maneira muito democrática a turma foi dividida em grupos, o professor distribuiu um texto sobre metodologia de ensino para ser discutido no grupo e depois saber da opinião da turma, a discussão gerou em torno da direfença do procedimento metodológico na concepção de Davidov e Galberim. O professor usou uma metodologia participativa onde após a leitura foi aberta uma discussão sobre o texto, que na minha opinião, por não conhecer muito a temática, achei confuso e só passei a entender com a opinião e informações passadas pelos colegas mais experientes e explicações complementares do professor. Diante de tudo que foi abordado no texto e em sala de aula a melhor metodologia é aquela que dá resultado, atenda a necessidade e interesse do aluno.
    Vania de Lira

    ResponderExcluir
  12. No nosso primeiro contato com a Concepção de Ensino e Aprendizagem, o que percebemos é que o ensino e a aprendizagem caminham juntos.
    Na leitura de Libâneo, Davidov e Galperin, mesmo que utilizando formas diferentes, eles possuíam um objetivo em comum. Ambos procuraram inicialmente orientar os alunos, para posteriormente realizar uma troca de experiências através da analise e debates do assunto apresentado para assim chegar ao objetivo final que era a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
    No texto de Gil o que diferencia o processo de ensino e aprendizagem é foco principal. Na educação considerada Tradicional, o foco desse processo fica no Ensino, ou seja, na figura central do professor que detém todo o conhecimento. A aprendizagem ocorre quando os alunos reproduzem esses conhecimentos.
    Já na educação moderna o foco é a aprendizagem. O professor exerce o papel de facilitador na busca de novos conhecimentos. Com seus questionamentos, incentiva os alunos a ser independentes, a expressar suas próprias idéias, promovendo um desenvolvimento individual e social.
    Mariana Bandeira

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal (e necessário) começar com as apresentações. Confesso que estou há muitos anos sem estudar e bastante ansiosa. Foi muito interessante o método utilizado pelo professor, onde houve uma mistura dos ensinos tradicional (de Galperin)e moderno (de Davidov), no qual pudemos aprender que os dois métodos possuem sua importância, dependendo da situação encontrada. Nos forneceu um texto para debatermos sobre a diferença entre os procedimentos metodológicos de Davidov e de Galperin, com isso ele nos mostrou como podemos induzir um grupo a acreditar numa determinada resposta havendo divergencias entre as mesmas e estimular o debate em grupo.
    Na parte expositiva da aula ressalto o pensamento de Gilberto Freire que acredita na transformação da sociedade através da educação, e o de Antônio Carlos Gil que reforça os pontos de vista de Davidov e Galperin. Achei bastante interessante também, o filme exposto onde exemplifica a maneira mais simples de aprendizagem, que é o condicionamento ver e fazer (através da imitação).

    Cristiana Varanda

    ResponderExcluir
  14. CONTINUAÇÃO ...

    Mesclando um pouco do ensino tradicional (como a dinâmica para apresentação da turma) e a moderna (com as orientações proposta para os debates dos textos estudados) a relação da prática pedagógica utilizada pelo Profº Vilaça foi bastante interessante para o grupo. Acho que dessa forma a turma conseguiu alcançar ao objetivo proposto, criando certa curiosidade e expectativa para as próximas aulas.
    Mariana Bandeira

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da 1ª semana de aula, as apresentações, o método de avaliação, o cronograma, os filmes, promover um debate sobre o texto de Libâneo sobre a diferença da metodologia de Davídov e Galpperin foi uma ótima estratégia, uma vez que são processos parecidos. O debate foi bastante construtivo e deixou expectativas muito positivas com relação às próximas aulas.
    Suely Silva

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, professor Vilaça
    Apesar de não entender o que você pediu, pois só agora conseguir entrar no blog, então antes tinha feito um resumo mesmo sobre o texto 3 e ao abrir percebe que você apenas queria um comentário sobre nossa aula, lógico que todo meu trabalho não foi um desperdício, pois compreendir mais sobre o assunto.
    A aula foi bastante dinâmica, participativa, foi nos dado texto e entre grupos debatemos sobre o assunto, percebemos a mudança que era preciso do ensino tradicional para o ensino modernizado, fazendo com que o ensino superior seja mais completo. Cada aluno expressando suas ideais, aprendi que andragogia é um ensino voltado para o adulto, também vimos a diferença de metodologia entre Divodov e Galperin, ambos com o mesmo objetivo, e ao fim de cada aula um filme para motivação e reflexão nossa, indicando livros para aprimorarmos mais, visando nossas necessidades.
    Valdelucia de Vasconcelos

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não estava na aula quando todos estavam debatendo sobre o assunto dado, mas ao ler os textos pude perceber o quanto foi importante, visto que o assunto é bastante interessante, pois estamos vendo como é o lado do professor. Quero dizer que seremos alunos aprendendo a ser professores, existe um lado bom, pois saberemos como os alunos se sentem e vice-versa.
    Giselle Galvão

    ResponderExcluir
  18. As aulas da primeira semana foram proveitosas, dinâmicas e participativas. No dia 27/10 o professor Vilaça fez a apresentação de sua disciplina, preenchemos um questionário, cada um se apresentou e assistimos dois filmes motivacionais. No dia 28/10/2009 tivemos a divisão dos grupos para apresentação do trabalho e tema. Em seguida, recebemos um texto que falava das concepções metodológicas de Davidov e Galperin, onde debatemos em grupo. Na parte expositiva, o professor explicou a diferença entre ensino e aprendizagem. Ao final da aula foi entregue textos com títulos bastante atrativos, que gera uma expectativa muito boa para as próximas aulas.
    Ana Cecília

    ResponderExcluir
  19. A 1ª semana de aula nos proporcionou a interação com os colegas e o professor, através da metodologia desenvolvida, quebrando a barreira da inibição inicial e oportunizando aos alunos participarem de forma contundente na discussão dos temas como Concepção do Ensino e Aprendizagem, onde tivemos participativamente a leitura e debate de texto onde o foco foi Ensino e Aprendizagem, foi apresentado filmes temáticos. O prof. Vilaça conseguiu contagiar a todos os presentes com sua empolgação pela disciplina

    ResponderExcluir
  20. o comentario foi postado por Socorro Fernandes

    ResponderExcluir
  21. Após alguns anos afastado da sala de aula me senti a vontade para fazer perguntas e questionamentos, esse mérito é creditado a metodologia empregada pelo professor vilaça que me deixou a vontade para participar. Também não havia sentido que, um membro do corpo docente de uma disciplina voltada para a prática do ensino superior, não utilizasse um método satisfatório.
    para sala de aula. José Giovani

    ResponderExcluir
  22. As aulas da primeira semana foram ótimas. A apresentação de cada colega, na dimâmica, foi importante para nos conhecermos melhor. Os filmes serviram de motivação. O texto apresentado tinha, inicialmente, a idéia de encontrar a diferença da metodologia de Davídov e Galpperin. Na verdade o professor Vilaça queria mesmo promover um debate, pois a diferença era o que menos importava. Eles falam a mesma coisa com palvras diferentes. Enfim, foram aulas muito interessantes.
    Hilka Souza

    ResponderExcluir
  23. Quanto a segunda aula, achei interessante ao questionamento forçando o aluno descobrir diferenças não existentes na metodologia empregada por Galperin e Davidov, essa técnica utilizada fez com que a equipe lesse o texto por diversas vezes tentando encontrar a referida diferença. José Giovani

    ResponderExcluir
  24. Foi bastante interessante a interação e o dinâmisno do professor Vilaça fazer com que os alunos descobrissem a diferença, que na verdade é a igualdade, da metodologia dos autores Davidov e Galperin, onde a pratica do ensino adequado requer interação e participação dos alunos junto com o professor dentro da sala de aula.

    Paula Silva

    ResponderExcluir
  25. Em relação ao segundo dia de aula a turma pode trabalhar em equipe e assim diante das atividades oferecidas pudemos refletir sobre o texto, expor nossas opiniões. o texto pode nos mostrar que os autores Davidov e Galperin em seu método de ensino tinha o mesmo objetivo fazendo com que diante daquelas ações os alunos pudessem interagir, trocar informações enriquecendo a aprendizagem dos mesmos. A mensagem de Paulo Freire também foi de grande valia para nossos conhecimentos e muito bom as mensagens que Vilaça passa no final de cada aula é como um incentivo a lutar pelos nossos ideais e refletirmos sobre nós mesmos.
    Dayanne Michelle

    ResponderExcluir
  26. vou resumir o assunto abortado na aula dizendo que exitem vários meios de ensinos, e é necessários apreendermos para podermos aplica-los em momentos adequados, mas uma coisa é certa o professor deve sempre manter o equilibrio ter o ensino e a aprendizagem.

    Edwa Favre

    ResponderExcluir
  27. Boa noite professor!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas suas aulas tão criativas e dinâmicas.
    O 1º dia de aula foi bastante proveitoso,
    ao ponto de conhecermos mais os colehas de sala,aprendermos mais com experiências pessoais e mantermos contato com pessoas com as diversas áreas de atuação. Em relação ao texto,que falavam de Galperin e Davidov suas diferenças no procedimento metodológico reparei que na verdade eles possuem uma certa semelhança em suas concepções. A de Davidov, diz que a aprendizagem e o ensino são formas universais de forma que o aluno trabalha a teoria do assunto e depois o desenvolvimento se dá com a prática,enquanto Galperim ressalta em sua teoria que os alunos que ao receberem explicações sobre um determinado assunto, acabam por desenvolver um conhecimento prévio, que darão base para que usem de novas ações que deem uma nova base de conhecimento.

    As demais tarefas,entregarei pessoalmente porque gostaria de possivel tirar minhas dúvidas.

    NICOLE COSTA MALM-ESURP

    ResponderExcluir
  28. OLÁ,
    Minha opinião referente a primeira semana de aula foi muito positiva para mim, pois tenho bastante dificuldade em falar em público, mas estou me sentindo muito a vontade devido a maneira que o professor Vilaça conduz a aula, e creio que aos poucos irei vencendo esta barreira. Realmente estou vendo a diferança que faz um ensino moderno, que é aplicado pelo nosso professor, o quanto a aula torna-se mais prazerosa, através da participação de todos e o quanto fixamos melhor. Está comprovado que vale a pena fazermos parte desta mudança cultural de ensino. Gostei muito dos textos, principalmente da metodologia comparativa de ensino de DADIDOV e GALPERIN, onde o professor inicia a aula com uma pergunta referente a diferença de metodologia dos dois, mas que na verdade ele só queria provocar o debate e fazemos seres pensantes independentes, uma vez que fomos induzidos a procurar esta diferença, mas que na realidade ambos lutam pela modernização do ensino, tornando-os praticamente semelhantes.
    Gostei muito da postura, didática e conteúdos desta disciplina adotada pelo nosso professor Vilaça.

    Lilian Moury

    ResponderExcluir
  29. Meus amigos e amigas,

    Estou bastante entusiasmado com a participação de todos vocês no nosso BLOG. Acabei de ler seus comentários e estou muito motivado por perceber que a construção do conhecimento está ocorrendo de forma agradável. Vocês estão realmente aprendendo a aprender... É isso aí.... Ainda teremos momentos maravilhosos e tenho certeza que conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.... Escrevam.... Escrevam muito.... Leiam.... Leiam muito.... Mas lembrem-se: procurem fazer tudo com o coração.... com entusiasmo... com energia e perceberão que o aprendizado será muito mais proveitoso....

    Um grande abraço..

    Prof Vilaça

    ResponderExcluir
  30. A primeira semana de aula foi muito interessante, onde aprendemos a concepção do ensino e da aprendizagem. Duas coisas distintas que se unem para formar o professor e o aluno. Saber ensinar é uma arte para quem quer educar, saber aprender não tem idade e nem preço, sempre seremos um eterno aprendiz.
    Saber ensinar um cachorro a falar todos consegue só basta estabelecer um método de ensino. O difícil é fazer o cachorro aprender, essa mais uma anedota do ensino-aprendizagem.
    Também foi falado em sala, que existem várias receitas “métodos” de ensino, o que é importante é o aprendizado do aluno.A relação professor-aluno é ponto mais importante na abordagem ensino-aprendizagem. O ensino moderno esestá sempre em mudança é só um professor adquirir outro tipo de receita e fazer com que o conteúdo seja assimilado. Isso não quer dizer que o ensino tradicional ficou para trás, este vem de muito tempo e até hoje é seguido em grandes escolas. E como faz parte do quesito avaliação é preciso saber aprende-lo.
    Com o passar das semanas vamos aprender mais e mais. Estou gostando das aulas elas são dinâmicas e divertidas. Vale a pena aprender dessa forma.
    Rafaela Queiroz

    ResponderExcluir
  31. Prof. Vilaça
    Faltei às aulas da primeira semana.....Estou lendo e assistindo tudo o que aconteceu para conseguir inteirar-me e assim acompanhar melhor as aulas seguintes.
    Digo a você, com segurança, que os recursos adotados por você como: envio de emails, arquivos em Power Point (utilizados na aula expositiva), textos xerocados e digitalizados, atividades no blog (para atividades e opiniões referentes as aulas); tudo isto aliado ao interesse do educando gera grandes e bons resultados.
    Sinto-me à vontade para deixar o meu comentário: Mesmo sem ter participado, após assistir e ler tudo o que foi disponibilizado, tenho a sensação de que estive presente na sala de aula. Assistindo o debate acontecer nos grupos formados... a sala participando... discutindo...tentando encontrar a diferença entre o ensino tradicional e o ensino moderno... O professor feliz e envolvido, pois conseguiu alcançar o objetivo proposto para esta aula: “a promoção do debate, o aprendizado e o envolvimento dos alunos” – o aprendizado aconteceu.
    Li todos os comentários postados e, neste momento consegui imaginar o movimento na sala de aula... isto é perfeito: o registro ficará aqui postado, para todos lerem durante este disciplina ou ao seu final......Muito legal! ... Estou feliz com esta disciplina e por tê-lo como mestre.
    Aluna: Rosa de La Vega

    ResponderExcluir
  32. A principal fonte de ensino é sempre uma questão em evidencia, e vai continuar sendo que é uma ordem nacional, se o aluno vai aprender ou não. O pensamento pedagogico cada dia tende a modernizar e se desenvolver através de analises discutidas por profissionais capazes.
    Como Davidov e Galperin.
    Davidov defende a expressão da mente, onde os esforços buscados através da aprendizagem está no processo do pensamento, o aluno forma seu conceito baseado em pesquisas e desenvolve suas próprias ideias. Refletir orienta e motiva o aluno a aprender e ter seus propios conceitos.
    Galperin ver as etapas de formação através da orientação, execução e do controle, isso faz do aluno observar o desenvolvimento adquirido e torna a conciencia como uma realização da ação cumprida.
    Isso nos mostra que de qualquer forma buscamos conhecimento e aprendemos.
    Por Cristiana Bezerra de Morais

    ResponderExcluir
  33. Professor Vilaça:
    Na primeira semana tivemos duas aulas: a primeira foi a aula inaugural composta pelas apresentações e dois vídeos motivacionais, ambos com mensagens muito interessantes. Na 2a. aula fizemos um trabalho em grupo após ler o texto nº 04: Questões de metodologia do ensino superior - a teoria histórico-cultural da atividade de aprendizagem de José Carlos Libâneo. Neste texto deveriamos procurar a resposta a seguinte pergunta: qual a diferença do procedimento metodológico na concepção de Davidov e Galperin? Na verdade não existia diferença a encontrar, a pergunta foi apenas a alavanca para a discussão. Tanto Davidov como Galperin são psicólogos russos seguidores de Vygotsky. Davidov pesquisou sobre as relações entre ensino e desenvolvimento mental e Galperin por sua vez desenvolveu a teoria sobre a formação das ações mentais por estágios. No texto, as teorias dos dois são descritas resumidamente, ambos dividiam o método em 3 etapas, procurando desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, aprender a juntar conhecimentos que possam ajudá-los a resolver as situações problemas concretas do dia-a-dia. Edineide Coelho

    ResponderExcluir
  34. A primeira semana de aula é sempre meio tulmutuada em virtude do desconhecimento, de alguns, quanto a metodologia aplicada em cursos de Pós Graduação. E este foi o meu caso. Aos poucos vamos nos encontrando e conseguindo chegar a um consenso geral. Sou das que acreditam que do caos chega-se organização. No texto destribuído em sala deveríamos procurar a resposta para a pergunta - Qual a diferença do procedimento metodológico na concepção de Davidov e Galperin? E na busca entre as diferenças descobrimos que existia mais semelhanças do que diferenças. No debate geral isso ficou comprovado e segundo o professor Vilaça essa era a questão maior, ou seja, promover o debate em sala de aula.
    Antonieta Miranda

    ResponderExcluir
  35. Como já expliquei na resposta anterior, não tenho participado das aulas em sala, mas recebi e li todo material trabalhado até agora em sala de aula.
    Em relação ao texto número três, a parte que achei mais interessante foi em relação a polêmica entre o ensino e a aprendizagem.
    Eu concordo com o autor quando ele diz que o ensino superior progrediu, principalmente quando fala que o estudante de passivo, passou a ser um sujeito ativo da aprendizagem, pois ele não se contenta apenas com o que o professor diz em sala de aula, ele procura se informar para estruturar suas próprias opiniões sobre os assuntos abordados.
    Com isso, o professor hoje precisa desempenhar seu papel com novos métodos e ferramentas, capazes de não apenas transmitir conhecimentos, mas de formatar a aprendizagem.
    E como o próprio texto menciona, quando os alunos participam, o ensino é mais eficaz e as aulas se tornam mais interessantes. Afinal os alunos acabam sendo os condutores das aulas através das suas colocações, tendo o professor como facilitador da aprendizagem.
    Espero poder, o mais rápido possível, ser um sujeito ativo nas próximas aulas e aproveitar Vilaça, o máximo possível, como facilitador.

    Andréa de Carvalho

    ResponderExcluir
  36. Em relação aos métodos pedagógicos aplicados em nossa primeira semana de aula, sinalizo que foram apresentados a sala 2 textos (O texto de José Carlos Libâneo, sobre a diferença do procedimento metodológico de Davidov e Galperin e o texto "Ensino ou aprendizagem?), ocorreu aula expositiva sobre a "Concepção de ensino e aprendizagem", a apresentação de vídeos e a provocação de vários debates em sala de aula.
    Acredito que pelo fato do professor Vilaça, mesclar a ministração de conteúdos, com a exposição de vídeos e debates, o processo de ensino - aprendizagem foi bastante produtivo e enriquecedor, pois desta forma, foi promovido a troca de idéias e experiências entre todos.
    A pergunta " Qual a diferença do processo metodológico de Davidov e Galperin?" foi discutida na sala de aula. Chegamos a conclusão de que a filosofia e metodologia de ambos são muito parecidas, os dois na 1ª fase do processo orientam, motivavam, descrevem atividades, na 2ª fase tratam da prática, debates em sala de aula e na 3ª fase contribuem para a internalização do conhecimento.
    Em relação a concepção de ensino e aprendizagem, através da aula expositiva pude perceber que exite uma grande diferença entre estes dois pontos. O professor universitário, na maioria da vezes, centraliza em sua pessoa todo o conhecimento adquirido ao longo de sua formação e apenas permite aos alunos memorizar os conteúdos, como bem critica Paulo Freire "os alunos são vasilhas a serem enchidas". Quando se fala de aprendizagem, o aluno é a peça principal, o professor deixa de introduzir idéias, para promover o surgimento de novas idéias junto aos alunos. Achei muito interessante a pirâmide da aprendizagem e de fato, concordo que quando ensinamos a outros o que temos conhecimento, assimilamos bem mais.

    ResponderExcluir
  37. Ola! Sawabona,
    As atividades da 1ª semana, foram de conteúdos de introdução, a disciplina. com abordagem dinâmica e condução segura. Os texto trabalhados nortearam de forma objetiva os alunos. a didática do professor Vilaça permitiu que os alunos caminhacem em caminhos desconhecidos pela maioria, mas foi possível contruir a idéia de que as metodologias tanto de Davdov e Galperin não apresentão diferenças de objetivos, mas que suas aplicações podem ser distintas quando levamos em cosideração o objeto principal que é o aluno e seu contexto sociocultural.
    Apesar de ser um momento de conflito de pesamentos dos alunos que em sua maioria nao pretende seguir uma carreira pedagogica, a metodologia aplicada consegui estabelecer o dialogo entre diversos pontos de vista diferentes.
    Robson Dutra

    ResponderExcluir
  38. Aldair França,

    Não estive presente a primeira aula, mas hoje fica mais fácil responder, até mesmo porque já há um certo conhecimento do que se propõe a metodologia moderna de ensino, logo posso afirmar que gostei muito da forma aplicada em sala de aula pelo Prof.Vilaça, considerando as diferenças onde exatamente cria aquele clima ao
    debate gostoso em busca do saber e do conhecimento e não deixando de lado o fato de que o nosso Vilaça hoje atua como o professor, intermediador conforme as teorias defendidas por Davidov - "estimulando o debate embasado em teses" e o Galperin -"por sua vez não considerando o tempo da aprendizagem, sendo materialista" em fim reunindo todos os conceitos a fim de modernizar o processo propriamente dito da aprendizagem, estimulando o pensar e o expressar de nosso entendimentos tendo sempre o cuidado e a sensibilidade de saber se todos estão acompanhando, se houve realmente o entendimento do conteúdo, não que este seja o principal objetivo do aprendizado e sim esse entrosamento que viabiliza com maior rapidez o entendimento do assunto.

    ResponderExcluir